Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para as novas instalações do Centro de Alto Rendimento de Vela em Santander, para a Real Federação Espanhola de Vela, consistiu em substituir as obsoletas naves de armazenagem por um espaço único destinado ao hangar de embarcações e cuja cobertura seja visível pelo público. O projeto também está em serviço para o Mundial de Vela 2014, considerado como uma instalação que deve servir à cidade no futuro.
O projeto considera o problema de combinar num espaço limitado dois usos que devem estar separados fisicamente (uso privativo para o CEAR e o uso público), e que neste caso podem ser convertidos numa mistura capaz de conviver harmoniosamente.
Conscientes do entorno privilegiado no qual o projeto se assenta, o edifício é planejado como uma oportunidade de aproximação da cidade e do público com a baía mediante um desenho que integre uma cobertura visitável, um mirante privilegiado para a orla de Santander e das atividades náuticas que nela acontecem; uma conexão coerente com a reforma e ordenação do futuro espaço público adjacente; assim como a abertura de visuais tanto para o mar como para a cidade.
A solução do espaço público como mirante elevado em relação à cota do cais torna-se uma intensificação deste espaço público, colocando em valor uma das características fundamentais que formam a identidade do espaço urbano de Santander: a topografia.